Por Maria Paula Santili e Henriete Fejes.
A nova realidade imposta pela pandemia antecipou etapas de um processo de inovação que já estava em andamento no mundo corporativo e forçou muitas empresas e seus colaboradores a se adaptarem a uma nova dinâmica de rotina de trabalho.
Nesse novo contexto, a área de compliance assumiu o protagonismo da importante tarefa de garantir que, mesmo em home office, os colaboradores continuassem a desempenhar suas funções seguindo as mesmas normas de segurança, desempenho, responsabilidade e integridade que o trabalho presencial exigia de seus profissionais.
Se esta é também a situação de sua empresa, recomendamos que você se atente para os pontos abaixo documentando as mudanças.
- Revise seu mapa de riscos;
- Adapte seus controles internos;
- Ajuste seu sistema de monitoramento;
- Ajuste a comunicação com seus colaboradores;
- Adapte ou crie novas regras e políticas que respaldem situações que possam vir a ocorrer nesse novo contexto;
- Considere criar um manual de boas práticas de trabalho em home office, de forma que todos os colaboradores reconheçam e assimilem seu papel nesse cenário e entendam quais condutas são esperadas pela empresa;
- Caso os seus colaboradores tenham contato com entes públicos, estabeleça regras para que este contato virtual seja sempre protegido e acompanhado por mais de um colaborador.
Uma coisa é inegável, não há como evitar investimento em transformação digital. Ela é imprescindível para atender melhor as demandas do trabalho, garantindo a segurança das informações:
- Realize treinamentos sobre segurança da informação e integridade;
- Defina as regras sobre armazenamento em nuvem;
- Priorize sistemas operacionais seguros, com licenças válidas e atualizados;
Apesar dessa drástica mudança aliada a um cenário de muita tristeza e tensão, as empresas podem fazer com que esse processo de adaptação e de transformação digital seja encarado como uma oportunidade de rompimento de paradigmas e de evolução, se souberem utilizar dos mecanismos certos para proteger sua empresa dos perigos e armadinhas desse novo mundo digital.
O papel desempenhado pelo time de Compliance é imprescindível para analisar, promover, organizar e garantir que as práticas descritas neste artigo sejam aplicadas e executadas da forma correta e eficaz, buscando a harmonia e o aprimoramento continuo das relações entre os profissionais, dos objetivos e metas da empresa, da necessidade de inovação e otimização das atividades cotidianas e demais processos envolvidos, garantindo assim a segurança e o equilíbrio necessários entre comunicação, relacionamento, inovação tecnológica e segurança das informações.