0

Cases de Sucesso Blockchain: Aplicações no Comércio Exterior

Procurando por um Cases de Sucesso Blockchain? Principalmente devido ao sucesso das criptomoedas, especialmente o Bitcoin, o Blockchain é uma tecnologia que ganha cada vez mais espaço também em relação a outras aplicações. Porém, por se tratar de algo recente, muitas empresas ainda não sabem como utilizar essa tecnologia em suas atividades.

Por isso, o intuito desse artigo ao apresentar algumas aplicações práticas (cases de sucesso blockchain) em um segmento, no caso o comércio exterior, e mostrar a viabilidade do uso dessa tecnologia além das criptomoedas. Acompanhe!

Aplicações Práticas: Cases de Sucesso Blockchain

A melhor maneira de gerar um entendimento claro sobre algo novo é por meio de aplicações práticas. Assim sendo, apresentaremos abaixo dois cases de sucesso do uso do Blockchain para proporcionar uma melhor compreensão dessa tecnologia. Confira!

BBVA: exportação de pescados

O BBVA (Banco Bilbao Vizcaya Argentaria) realizou uma exportação de pescados do México para a Espanha 100% em Blockchain. Com isso, uma transação que exige toda uma documentação circulando entre diversos agentes que atuam na operação ocorreu em apenas duas horas e meia. Sendo que o tempo gasto tradicionalmente nesse processo é de sete dias.

Ou seja, com a utilização do Blockchain, houve um relevante ganho de eficiência e produtividade. Além disso, por uma característica própria dessa tecnologia, operações desse tipo se tornam bem mais confiáveis. Há inclusive um acompanhamento mais eficiente e amplo de todo o processo de transporte dos produtos, da saída do exportador até a efetiva entrega ao importador.

HSBC: primeira operação de comércio internacional usando apenas Blockchain

O HSBC realizou uma exportação de soja da Argentina para a Malásia usando exclusivamente o Blockchain. Sendo essa considerada a primeira operação de comércio internacional feita utilizando apenas essa tecnologia.

O HSBC analisou os diversos aspectos referentes à possibilidade de realizar operações utilizando o Blockchain durante cerca de um ano. Por sinal, o interesse e a efetivação do uso dessa tecnologia por companhias como esse gigante mundial do setor bancário demonstra que essa nova alternativa referente às transações internacionais tende a ser cada vez mais utilizada, principalmente por grandes empresas que buscam agilizar e dar mais segurança às suas transações.

Blockchain no Supply Chain (cadeia logística): Como Verificar a Autenticidade de um Produto?

Uma das grandes vantagens do Blockchain é a interligação que ele proporciona entre todos os agentes envolvidos em uma transação. Sendo que isso é essencial no Supply Chain (cadeia logística). Tudo acontece com mais agilidade e segurança (como no case da BBVA). Mas e quanto à verificação da autenticidade dos produtos, como ela pode ser feita?

Essa é uma questão que gera muitas dúvidas por parte das empresas. Contudo, a verdade é que existem vários métodos para realizar a verificação da autenticidade dos produtos. QR Code, tinta especial de identificação e smart chips são algumas dessas alternativas.

Independentemente da opção usada, cabe a cada agente envolvido na transação, seja com um smartphone ou outro equipamento específico, consultar os produtos para registrar as etapas do processo de transporte no Blockchain e validar a transação. Sendo que esse processo é realizado com muito mais rapidez, praticidade e segurança (na comparação com os “métodos” tradicionais).

Conclusão

Analisando esses dois cases de sucesso Blockchain, é possível compreender que essa tecnologia é aplicável a diversos mercados. Sendo que, além de agilizar as operações, ela também confere maior segurança, uma vez que a tecnologia Blockchain assegura a imutabilidade dos registros realizados na rede. Ou seja, trata-se de uma oportunidade de realizar transações com mais rapidez e confiabilidade.

Porém, é óbvio que em alguns mercados a atuação dos agentes reguladores tem um papel importante na implementação integral do Blockchain no processo. O que, no caso do Brasil, não é um problema no tocante à questão tecnológica em si, pois o nosso sistema governamental é relativamente avançado nesse sentido. Contudo, há no momento o desafio aumentar a compreensão das autoridades no que se refere à essa nova tecnologia e incentivar a sua rápida adoção, pois trará benefícios para todos os envolvidos, inclusive os órgãos públicos. De qualquer forma, a viabilidade e a eficiência dela estão mais do que comprovadas e devem ser consideradas pelas empresas que buscam diferencial de mercado com base na otimização de processos, redução de custos e segurança de processos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top