Prazo para vigor da Nova Lei da Proteção de Dados
0

Fintech Mission: Conheça a experiência do país que mais investe em Blockchain no mundo

Como já tratamos em vários artigos do blog, a Suíça é o país que mais investe em inovações no mundo Blockchain e na economia baseada em criptoativos. Por isso, para nós, profissionais da área, é importante sempre estar atento às novidades deste país. Pensando nisso, o PK Advogados esteve presente no Fintech Mission 2019. Foi a oportunidade de conhecer ainda mais sobre os investimentos nesta área e com as inovações deste mercado.

Para compartilhar o que de melhor aconteceu no evento, elaboramos um relato completo, abordando os temas mais importantes que irão impactar o mundo da tecnologia Blockchain e dos criptoativos nos próximos anos!

Primeiro dia: Aceleração do mercado de Blockchain e Criptomoedas

O Fintech Mission iniciou suas atividades com a apresentação da Criptovalley Association. Foi possível conhecer a evolução desta associação e suas principais iniciativas. A empresa demonstrou como o mercado de Blockchain vem se estruturando com o passar dos anos e como a Suíça está se organizando com todas essas mudanças.

De uma forma geral, o mercado baseado na tecnologia Blockchain teve um crescimento exponencial, o que fez o país se movimentar para organizar eventos e discussões referentes a esse mercado.

O evento contou com a apresentação do CEO da Swiss Finance + Technology Association, o John Hucker. Nesta oportunidade, foi possível conhecer mais sobre a associação, que é nova, mas tem grande destaque no mercado. Ela trata dos ecossistemas das fintechs de forma geral e defende os interesses do mercado perante os reguladores.

Na apresentação da Swiss, foi possível sentir que mudanças na legislação acontecerão nos próximos anos. Além desse cuidado com os interesses, a associação possui uma plataforma que ajuda as empresas iniciarem neste mercado.

Regulamentação e as tendências em STO

Em seguida, aconteceu a apresentação da Tina Batzli, diretora da PwC. Nesta apresentação foi possível conhecer sobre a evolução do mercado relacionado aos STO’s (Security Token Offering). Este ativo registra um crescimento no mercado e existe uma expectativa que, em breve, tenha algum tipo de regulamentação sobre ele.

A Suíça está empenhada em trabalhar este tipo de ativo e busca criar um ecossistema regulatório adequado, tornando assim sua distribuição internacional. O objetivo é que no futuro este ativo tenha um funcionamento positivo, no ponto de vista regulatório e tributário.

Logo após, aconteceu a apresentação do André Renfer, do Hypothekardbank Lenzburg. Em sua apresentação, ele contou um pouco mais sobre a sua estratégia de open banking e como ela está sendo positiva para o mercado.

Em conversa particular com o André, ele afirmou que esta estratégia não foi criada por pressão regulatória, mas sim, para dar velocidade na criação de novas fintechs. O banco tem mais de 150 anos e um capital distribuído em vários sócios, o que fortalece o ecossistema. Com isso, é possível criar uma nova fintech na estrutura deles, gerando assim diversas oportunidades de negócios.

Uma ponte entre o mundo cripto e o tradicional

O primeiro dia foi finalizado com a apresentação surpreendente da SEBA Crypto AG. Este projeto é pioneiro na indústria financeira e foi criado para construir uma ponte entre o mundo tradicional e o mundo tecnológico, de uma forma supervisionada pelas autoridades.

SEBA Crypto é o primeiro banco de classe mundial licenciado pela FINMA. É um projeto em fase de construção, mas que está em estágio muito avançado, no aguardo apenas dos esclarecimentos da agência regulamentadora, para se lançar no mercado.

Eles irão prestar uma série de serviços para o mercado das criptomoedas, os mesmos que hoje são realizados por empresas não regulamentadas. Como ainda é um projeto em desenvolvimento, o apresentador não deu muitos detalhes acerca dele. Porém, é uma empresa com grande potencial de inovação que, com toda certeza, irá fortalecer ainda mais o mercado.

Segundo dia: Estrutura de startups e reunião com a FINMA

O segundo dia da missão na Suíça se concentrou em conhecer empresas aceleradoras do ecossistema de Fintechs e Blockchain. A primeira visita foi no Trust Square, um espaço dedicado aos empreendimentos de Blockchain no cento de Zurich, que conta com mais de 40 startups alocadas nele.

Conhecemos também a Casa das Fintechs, uma incubadora e aceleradora apoiada pela bolsa de valores da Suíça. Nesta visita, conhecemos as vantagens de empreender no país e conhecemos a Blockchain Propulsion, uma aceleradora que oferece uma gama de serviços. Atualmente, esta empresa está lançando um STO e tivemos a oportunidade de acompanhar um pouco este processo.

Finalizando as visitas do dia, aconteceu uma reunião na FINMA. Essa foi uma forma perfeita de encerrar as experiências deste segundo dia de missão. Nesta reunião, foi apresentada uma visão regulatória da emissão dos tokens, além de conhecer tudo sobre as novas legislações em preparação.

Terceiro dia: O futuro financeiro com as Criptomoedas e o Blockchain

O terceiro dia da Missão Fintech na Suíça iniciou na KPMG. Essa visita foi importante para entender como o mundo financeiro das Criptomoedas e Blockchain estão sendo vistos. Nesta conversa, foi interessante notar ainda não existe uma visão clara dos efeitos dessas moedas para economia. Porém, o caminho das Criptomoedas é irreversível e aos poucos, vão ganhando evidência no mercado.

Para finalizar, foram apresentadas duas aceleradoras dedicadas a projetos em Blockchain, mostrando que a Suíça está realmente focada em desenvolver ainda mais esta tecnologia.

A experiência na Fintech Mission foi positiva

A Fintech Mission foi uma experiência única. Estar no país que está mais avançado em termos de regulamentação e incentivo do mercado de Blockchain nos possibilitou como o mercado se comportará nos próximos anos.

Com esses conhecimentos, podemos proporcionar aos nossos clientes as melhores soluções jurídicas para uso da tecnologia Blockchain, oferecendo inovações alinhadas com o cenário internacional.

Continue acompanhando o PK Advogados e em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Deixe nos comentários qual das inovações apresentadas na missão você achou interessante! Até o próximo artigo!

Por: Hélio Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
Olá, PK Advogados. Gostaria de ser contatado por vocês, por favor. Obrigado!