Prazo para vigor da Nova Lei da Proteção de Dados
0

Quais oportunidades a Tecnologia Blockchain oferece às empresas de mercados tradicionais e como se adequar a elas?

A tecnologia Blockchain passou a ser conhecida muito graças à sua utilização em relação às criptomoedas. Mais especificamente, o bitcoin, que é a moeda virtual mais conhecida atualmente.

Porém, a tecnologia Blockchain tem diversas outras aplicações. Inclusive, vários modelos de negócios e empresas de mercados tradicionais podem adotar essa tecnologia e se beneficiarem das suas vantagens. Ele seria de grande relevância, por exemplo, para dar mais agilidade a mercados que têm documentações pesadas.

Por isso, até com o intuito de desmistificar o uso dessa tecnologia, mostraremos a seguir algumas das oportunidades que o Blockchain oferece às empresas pertencentes a mercados tradicionais e como estas podem se adequar a essas novas possibilidades. Confira!

Como as instituições estão usando essa tecnologia atualmente?

Além das criptomoedas, algumas instituições (bancos) já utilizam a tecnologia Blockchain atualmente. O Consórcio R3, por exemplo, criou a sua própria plataforma de tecnologia de contabilidade. Denominada de Corda, essa plataforma é utilizada para fazer as transações financeiras do grupo.

Nesse sentido, é interessante destacar que, especialmente devido à agilidade com a qual as transações são feitas nas plataformas que usam o conceito de Blockchain, as instituições que usam essa tecnologia obtêm uma série de vantagens em relação a custos.

Quais são os modelos aplicáveis da tecnologia Blockchain?

Com base no que foi dito acima, entende-se que diversas áreas podem aplicar esse conceito para otimizarem suas operações. Como seria algo muito amplo, não cabe aqui realizar uma enumeração dessas áreas. Porém, é possível destacar que todas elas têm uma característica em comum, que é a ocorrência de situações nas quais é necessário preservar no tempo uma transação que pode ser acessada por diversos agentes e verificada a validade o tempo todo.

Obviamente, isso depende de regulamentações implementadas pelos países. Porém, existem alguns modelos do Blockchain que são aplicáveis de maneira relativamente simples. A transferência de imóveis, por exemplo, seria uma atividade agilizada por essa tecnologia.

Blockchain aplicável a transferências de imóveis: como funciona?

Atualmente, para fazer uma transferência de imóveis, há todo um processo burocrático que consiste em fazer uma escritura e ir a um cartório para transferi-la. Contudo, se essa transação fosse feita utilizando a tecnologia Blockchain, ela aconteceria de maneira automática e haveria, além da economia de tempo, total segurança para as partes envolvidas, pois existiria a garantia de que a propriedade em questão deixou de pertencer à pessoa A e passou à propriedade da pessoa B.

Sendo que esse é apenas um exemplo objetivo entre tantos possíveis. Até porque, o Blockchain pode ser usado também em outras situações, como é o caso da cadeia de fornecedores.

Como a tecnologia Blockchain se aplica à cadeia de fornecedores?

Na cadeia de fornecimento, que é inclusive onde entram as questões relativas ao comércio internacional, as oportunidades no que se refere ao Blockchain são infinitas. Um aspecto muito interessante sobre esse assunto é a falta de confiança entre as partes envolvidas.

É comum que ocorram operações comerciais entre agentes que não têm uma relação de total confiança. Diante disso, o uso de uma tecnologia muito mais segura que aquelas usadas pelos sistemas financeiros dos bancos, por exemplo, representaria a obtenção de melhorias significativas na cadeia de fornecedores.

Inclusive, já existem diversas empresas, algumas de grande porte até, trabalhando, embora eles ainda não estejam totalmente operacionais, na criação de sistemas de transações de comércio internacional que utilizam o Blockchain.

O Blockchain é uma solução mágica para tudo?

A tecnologia Blockchain realmente oferece uma série de vantagens na comparação com a maioria das tecnologias mais usadas atualmente. Porém, é necessário compreendermos que ele não é uma solução mágica que vai resolver todos os problemas.

Na verdade, o Blockchain deve ser aplicado diante de demandas específicas. Claro, ele pode atender a diversas necessidades, mas sempre de acordo com determinadas características. Uma delas é exatamente a existência de vários agentes, por exemplo, acessando uma mesma base de dados e realizando transações, sendo que há a necessidade de preservar as informações ali contidas.

Por isso, é essencial que as empresas saibam quando é necessário e viável usar essa tecnologia em seus sistemas.

Quando usar o Blockchain: quais são os requisitos?

A primeira coisa a ser ponderada para saber quando usar o Blockchain é a necessidade de haver compartilhamento de dados. Mas não é apenas isso. Na verdade, existem algumas questões que indicam se seria analisar a oportunidade de utilizar essa tecnologia. Caso quatro das questões abaixo sejam respondidas com “sim”, você deve avaliar a aplicabilidade do Blockchain:

  1. Múltiplas partes compartilham dados e precisam acessar as mesmas informações
  2. Múltiplas partes realizam ações que precisam ser gravadas e alteram os dados?
  3. Existe a interação entre transações criadas por diferentes participantes que dependem uma da outra?
  4. Existe a necessidade de verificação da veracidade e validade dos dados registrados
  5. Remover intermediários reduziria custos e complexidade?
  6. Reduzir o tempo gasto traria benefícios para o negócio?

Perceba que essas seis perguntas têm alguns elementos em comum. O compartilhamento de dados entre várias partes talvez seja o principal deles. Além disso, pode-se destacar também a realização de transações que são preservadas para que seja confirmada a veracidade.

Conclusão

A estruturação de novos modelos de negócio utilizando a tecnologia do Blockchain pode depender de avaliações jurídicas de setores regulados ou legalidade na formatação destes negócios de acordo com a legislação brasileira Por isso, é sempre importante desenvolver um modelo de negócio com advogados especializados no blockchain, que podem validar e ajudar a estruturar as inovações criadas pela sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top