Prazo para entrada em vigor da LGPD
0

PK HUB acelera transformação digital e traz para o Brasil um conceito inédito de inovação jurídica.

O PK Hub surge de uma iniciativa apoiada pelo PK Advogados, escritório já conhecido pela sua especialização em tecnologia e inovação. Bem como, pela experiência em ajudar empresas a viabilizarem projetos que mudaram diversos mercados e a forma como vivemos atualmente.

O PK Hub tem como objetivo promover a transformação do mercado jurídico, pois percebeu que, diante da intensa concorrência internacional, da rápida evolução da tecnologia e da constante mudança das expectativas dos consumidores. A rápida inovação de produtos tornou-se uma competência central para as empresas de todo o mundo.

Essa revolução já está reestruturando diversos setores como financeiro, imobiliário, transportes, alimentação e educação, porém o jurídico ainda acumula 100 milhões de processos parados na justiça. Isto é, demora anos para entregar uma solução e resolver um litígio e, ainda assim, praticamente atende milhões e milhões de brasileiros, os “deslegalizados”.

Agora, um movimento que começou no exterior, especialmente no Reino Unido, começa a ganhar força em todo o mundo e a revolução chegou aos serviços jurídicos. Sejam os prestados por escritórios de advocacia, os prestados pelos departamentos jurídicos para os seus clientes internos, ou os prestados pelo Poder Judiciário aos cidadãos.

Por esse motivo, o PK Hub apresentará ao mercado brasileiro um conceito inédito, que reunirá a melhor metodologia de inovação ao potencial das startups jurídicas. Bem como, ajudará outros profissionais e organizações a inovar em seus serviços através de uma área de educação focada nas habilidades necessárias para o advogado do futuro.

A missão do PK Hub é liderar o processo de transformação digital do mercado jurídico brasileiro e auxiliar todos os tipos de organizações a levarem sua prática jurídica para um nível superior, que utilize plenamente o potencial do digital e transformem a realidade que vivemos hoje em algo melhor.

Legal Innovation by Design

Hoje vamos explicar o primeiro desses três pilares, a metodologia Legal Innovation by Design.

Nascida em 2013 na Universidade de Stanford, no Vale do Silício, o Legal Design é a aplicação do conceito de Design Thinking aos serviços jurídicos. Em outras palavras, o famoso processo de design que otimiza a forma de projetar a solução para um problema, agora é aplicado para solucionar os problemas do mundo jurídico.

O grande segredo dessa metodologia é colocar o usuário no centro da solução, ou seja, a identificação e construção do projeto é inteiramente feita com a ajuda do usuário final. Através de processos de empatia e interações constantes, que permitem construir aquilo que realmente soluciona o problema a contento e que o mercado deseja.

Essa é uma grande mudança de paradigma no mercado jurídico, em vários sentidos.

Como obter mais agilidade para atender a usuários que estão acostumados a conseguir o que desejam com um simples toque no celular?

Como competir com concorrentes que estão utilizando análise de dados jurídicos para tomar decisões melhor do que você?

Como melhorar o relacionamento com os clientes da sua empresa através de documentos que eles possam compreender melhor e se sentirem mais confiantes em assinar?

Como aumentar o engajamento dos seus clientes internos no atendimento e entendimento dos treinamentos de compliance?

Esses e muitos outros problemas que as empresas enfrentam atualmente, nós resolvemos através do que chamamos de Legal Innovation by Design, que será o pilar responsável por projetar soluções inovadoras para o mundo jurídico, com base no processo de design.

Em breve traremos mais detalhes dessa iniciativa e também explicaremos os outros dois pilares, lawtechs e educação.

Caso tenha interesse em conhecer, entre em contato conosco através do e-mail pkhub@pk.adv.br.

 

Mauro Roberto Martins Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
Olá, PK Advogados. Gostaria de ser contatado por vocês, por favor. Obrigado!